Confira os classificados para a segunda fase do Be an Icon

Equipes devem mandar propostas detalhadas até fevereiro

beanicon 2a fase

Cinco equipes se classificaram para a segunda fase do concurso Be an Icon, iniciativa do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) em parceria com a Siena Idea. O concurso estimula a criação de aplicações com a tecnologia dos beacons – pequenos dispositivos físicos que emitem curtos pacotes de dados bluetooth com certa frequência e raio de alcance programáveis.

As inscrições foram abertas no mês de outubro e, na última semana, os organizadores definiram as cinco equipes que podem buscar uma premiação – três delas serão contempladas com um incentivo e suporte da Siena Idea para possível abertura de empresa.

As equipes classificadas têm até o dia 24 de fevereiro de 2017 para entregarem as propostas detalhadas de seus projetos. A análise final será feita no mês seguinte e a premiação está prevista para o dia 24 de março. Mais informações estão disponíveis no site do concurso.

Confira as equipes classificadas para a segunda fase do concurso:

Nome do Projeto: Sistema de rastreamento em tempo real de bagagens para transporte aéreo

Responsável pelo grupo: Guilherme Andriotti Momesso

Descrição do Projeto: Nossa proposta envolve o desenvolvimento de um sistema de rastreamento em tempo real de bagagens para transporte aéreo, de forma que o passageiro e a empresa aérea poderão ter acompanhamento total informatizado das bagagens em transito.

Nome do Projeto: Go Shop

Responsável pelo grupo: Ariella Yamada Brambila

Descrição do Projeto: O projeto consiste na ideia da utilização de um aplicativo para smartphones onde seja possível criar listas de compras de supermercado. O usuário insere em sua lista diversos produtos e, assim, quando decidir ir às compras, o aplicativo irá emitir notificações (por vibração do aparelho, emissão de um breve som ou outra ideia que viermos a ter) conforme o usuário se aproxima de um determinado produto presente em sua lista, lembrando-o de apanhá-lo.

Nome do Projeto: SiMO – Sistema de Monitoramento de Ônibus

Responsável pelo grupo: Guilherme Prearo

Descrição do Projeto: A ideia é implementar um sistema de monitoramento, usando beacons, que atue no setor de transporte coletivo recolhendo dados sobre a circulação de ônibus e demanda de passageiros nos pontos de ônibus e também oferecer informações relevantes aos passageiros sobre as rotas de ônibus e horários de chegada e saída naquele ponto.

Nome do Projeto: h4 hands

Responsável pelo grupo: Nuno Bernardes Barcellos

Descrição do Projeto: O problema que buscamos solucionar é a falta de um bom sistema de monitoramento sobre quem lava as mãos. Os métodos existentes hoje se baseiam em tabelas de controle e incentivo aos funcionários. A ideia é criar uma central embarcada, que será instalada nas pias, distribuir crachás com beacons para os funcionários e sincronizar as informações coletadas com um website.

Nome do Projeto: SmartGuide

Responsável pelo grupo: Rafael Farah

Descrição do Projeto: SmartGuide é uma guia automático destinado a auxiliar pessoas com deficiência visual a terem uma experiência mais completa em ambientes culturais, como museus e exposições. A ideia é, por meio de pequenas modificações no ambiente, proporcionar uma melhor experiência para o usuário, bem como trazer uma maior liberdade de movimentação pelo ambiente, dispensando o uso de rotas específicas e/ou exclusivas.

Sobre a Siena Idea

A Siena Idea é um agente de inovação localizado em São Carlos, cujo objetivo é transformar o conhecimento novo gerado nas universidades de São Carlos em algo de valor para o mercado. E o inverso também: trazer problemas complexos e relevantes do mercado para serem pesquisados pela academia.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI

Assessoria de Comunicação do CeMEAI: 3373-6609