CeMEAI

Seção de Extensão do IMECC retoma atividades nesta semana

Palestras da Extensão e cIneMatECCa serão realizadas no auditório do Instituto

o homem que viu o infinito

Depois de um primeiro ano cheio de atividades, a Seção de Extensão do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) promoverá, nesta semana, as primeiras edições da cIneMatECCa e das Palestras da Extensão em 2017.

Na quinta-feira (23), a partir das 13h, o professor Rafael Stern, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), será o apresentador das Palestras da Extensão. Stern falará sobre a aplicação da Teoria da Decisão na área do Direito. A Teoria da Decisão é a área da Estatística que estuda como tomar decisões racionais diante da incerteza. Stern revisará os elementos da Teoria da Decisão e seus principais resultados e apresentará duas aplicações da Teoria da Decisão à Jurimetria. Na primeira, discutirá o impacto da ausência de custas processuais em casos de Direito do Consumidor e estratégias para redigir leis eficientes. Na segunda, debaterá como o judiciário quantifica danos por chances perdidas e apresentará uma alternativa para a quantificação baseada na Teoria da Decisão. Estas quantificações serão ilustradas com o “caso do Show do Milhão”.

Já a sexta-feira (24) marcará a estreia da cIneMatECCa neste ano. “O Homem que Viu o Infinito”, de 2015, será o filme apresentado. Dirigida por Matt Brown, a obra conta a história de vida e da carreira acadêmica do pioneiro matemático indiano Srinivasa Ramanujan, assim como sua relação de amizade com seu mentor, o professor G.H. Hardy. A exibição do filme começará às 15h30.

As duas atividades serão realizadas no auditório do IMECC, são abertas ao público e não é necessário fazer inscrição.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Leonardo Zacarin – Comunicação CeMEAI

Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609