CeMEAI

Workshop discute pesquisas sobre distribuição de água

Evento integrou pesquisadores da área e levou conhecimento ao público não acadêmico

Com o apoio do CEPID-CeMEAI, foi realizado nesta quinta-feira, 13, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, o 1º Workshop da Água, evento que teve por objetivo apresentar pesquisas e um software voltados a redes de distribuições de água.

João Paulo Siqueira, mestrando em Engenharia Hidráulica e Saneamento apresentou o software EPANET, utilizado para realizar modelagens hidráulicas de redes de água. Ele também falou sobre um problema que afeta a maioria dos municípios do país que são perdas de água na ordem de até 40%, apresentando formas de quantificar os vazamentos e buscar soluções.

O workshop foi coordenado pela professora Maristela Oliveira dos Santos, do ICMC e pesquisadora do CeMEAI. Ela apresentou o trabalho de pesquisa que tem colaboração da professora Edilaine Martins Soler, da Unesp em Bauru, que envolve um convênio firmado junto ao SAAE de São Carlos e busca minimizar os custos com energia elétrica para gerenciar o sistema de água na cidade.

“Este workshop, além de promover a integração entre os pesquisadores nesta área, foi organizado para que pudéssemos mostrar ao público, não apenas acadêmico, as pesquisas que estamos desenvolvendo. O resultado foi muito positivo, o primeiro evento foi um sucesso e já iremos trabalhar para realizar a segunda edição ainda neste ano”, disse Maristela.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI

Assessoria de Comunicação do CeMEAI: (16) 3373-6609