CeMEAI

Pesquisador Tiago Pereira tem projeto aprovado pelo Instituto Serrapilheira

Entre quase duas mil propostas, ele representará a matemática nos 65 trabalhos selecionados

tiago

O Instituto Serrapilheira – uma instituição privada sem fins lucrativos, criada para valorizar a ciência e aumentar sua visibilidade e impacto no Brasi – acaba de concluir o processo de seleção de sua 1ª Chamada Pública.

O objetivo da seleção era escolher 65 projetos do universo de 1.955 propostas recebidas. Participaram da chamada pesquisadores de 331 instituições diferentes, espalhadas por 26 unidades federativas do país.

Um dos selecionados e que irá representar a matemática dentre sete grandes temas (ciências da computação, ciências da terra, ciências da vida, engenharias, física, matemática e química) é o professor Tiago Pereira, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos e pesquisador do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI).

distr
Matemática foi a área com menos propostas aprovadas. Imagem: Instituto Serrapilheira

A ideia fundamental do projeto é entender as regras que fazem um sistema funcionar apenas observando o seu comportamento. Por exemplo: existem áreas no cérebro que conversam entre si e, descobrindo como se dá essa conversa, é possível aumentar o nível de atenção do indivíduo ou prever efeitos de anestesia”, explica o professor.

“Recentemente demos alguns passos fundamentais para entender essa questão e o auxílio do Serrapilheira vai permitir o estudo detalhado do problema e o desenvolvimento de novas técnicas”, comemorou Tiago.

Ainda segundo o pesquisador, foi uma surpresa o número de submissões. “Em uma competição tão disputada no Brasil todo, é muito bom ver o ICMC/USP São Carlos representado na seleção final. Estou ansioso para a segunda fase do projeto, na qual  poderemos integrar as descobertas na sociedade”.

“Com esta primeira chamada, queremos identificar e apoiar os melhores jovens pesquisadores no Brasil, aqueles que estejam fazendo as grandes perguntas dos seus campos”, diz Hugo Aguilaniu, diretor-presidente do Serrapilheira. E conclui: “O instituto não tem preferência por ciência pura ou aplicada, nem deixará de apoiar projetos de pesquisa arriscados, nos quais o pesquisador audacioso nem sempre será bem sucedido”.

Sobre o Serrapilheira

Por meio de dotação de recursos, o Serrapilheira é um instituto de apoio à pesquisa científica no Brasil financiando projetos de pesquisa e divulgação científica nas áreas de ciências da computação, ciências da terra, ciências da vida, engenharias, física, matemática e química.

Oficialmente lançado em março de 2017, o Serrapilheira começou a ser gestado em 2014 e se dedica a conhecer modelos institucionais e visitar agências de fomento, fundações de apoio à ciência e organizações do terceiro setor, tanto no Brasil quanto no exterior. Também trabalha com pesquisadores brasileiros para entender como uma instituição privada poderia melhor atender à comunidade científica.

Sobre o CeMEAI

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP.

O CeMEAI é estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como um recurso industrial em quatro áreas básicas: Otimização Aplicada e Pesquisa Operacional, Mecânica de Fluidos Computacional, Modelagem de Risco, Inteligência Computacional e Engenharia de Software.

Além do ICMC-USP, CCET-UFSCar, IMECC-UNICAMP, IBILCE-UNESP, FCT-UNESP, IAE e IME-USP compõem o CeMEAI como instituições associadas.

Raquel Vieira – Comunicação CeMEAI